O Don Juan do novo milênio.

03/07/2013 12:06

     

      Essa é a nova versão dos Don Juans e das Juanitas no novo milênio, um breve relacionamento sem considerar a possibilidade do amor, satisfação rápida sem lugar para compromissos, envolver nesta relação beijos, toques, sexo e a fama de serem os bons de cama.

Parece que independentemente da idade, os homens estão pensando que para conquistar uma mulher e fazer um bom SEXO é  ter uma receita mágica muito boa e aplicá-la a qualquer uma para receber o titulo do melhor amante do mundo.

Na Internet e na mídia impressa encontramos várias  destas receitas ensinando posições novas para o sexo, uso de técnicas como chupadas e lambidas pelo corpo da mulher, como se ela fosse um picolé a ser degustado. O Don Juan do século XVI não ousaria tanto, nem tinha como meta envolver-se sexualmente.

Parece que o que está  faltando é a mesma  habilidade  de  Don Juan para perceber  que  as mulheres são únicas, complexas  e que o sexo também tem seu momento único. Não dá pra acreditar em fórmulas milagrosas e divulgá-las aos amigos. O que uma mulher gosta na sua intimidade, não pode ser generalizado para todas mulheres.

O que podemos notar é que apesar desses jovens dominarem muito bem a arte de conquistar e seduzir o sexo oposto, eles estão muito insatisfeitos, por um lado, estão compulsivamente buscando algo para assegura-lhes auto-confiança, poder e reconhecimento e, por outro lado, as mocinhas estão a espera de um príncipe encantado, o Don Juan. 

Esses aspectos tão imaturos do comportamento de ambos interferem em outros aspectos da vida do jovem, como profissional, social e familiar gerando os transtornos de ansiedade e depressão.

Na verdade, ele não está preocupado com os sentimentos dos outros, busca satisfazer seu próprio ego, para sentir maior segurança e elevar sua auto-estima.  Tem imaturidade emocional, incapaz de assumir compromissos maduros por medo das responsabilidades do casamento, de casa e família.

Ele deve ser apaixonado por todas as mulheres ou não ser apaixonado por nenhuma, eis a questão.

Por mais antiga que seja a lenda do Don Juan, o comportamento e as características  desse tipo de sedutor com este envolvimento afetivo parece-nos tão recente e familiar. Todos nós temos uma história de alguém muito próximo que tenha sido vitima  de um príncipe que virou sapo, ou que sofra de Donjuanismo. 

Uma nova forma de viver e relacionar-se vem sendo praticada por nossos  jovens e adultos, tanto homens como mulheres, lembrando muito a mesma compulsão à sedução e à  conquista dos mitos de Don Juan.

Atualmente, a falta de compromisso afetivo entre duas pessoas está  resumida nas expressões ou gírias populares: "ficar" , "sair", "ser livre", "curtir", "transar". São relacionamentos imaturos, superficiais e rápidos que somente elevam a oportunidade de se colecionar um número cada vez maior de parceiros ou parceiras.

As mulheres também colecionam relacionamentos e se satisfazem com a conquista de homens comprometidos,  para tornar sua tarefa de sedução um grande desafio.

 

 

 

 

Por: Eliane Alabe Padua