Estudo: pelo Facebook dá para saber se um namoro tem futuro

25/11/2013 21:10

E se você pudesse prever o sucesso ou insucesso de um relacionamento com base nas conexões que você e o(a) namorado(a) têm no Facebook? Pois isso não só é possível como existe até um algoritmo que faz as contas.

O cientista Jon Kleinberg, da Universidade de Cornell, e o engenheiro Lars Backstrom, do Facebook, são os autores de uma pesquisa que propõe um novo olhar sobre os relacionamentos ao determinar que eles podem ou não dar certo dependendo da quantidade de amigos em comum que o casal tem.

Eles analisam a taxa de "dispersão" das duas pessoas: quanto maior ela for, menos amigos o casal tinha em comum antes de se conhecer. Ou seja, se você e seu(sua) namorado(a) faziam parte do mesmo círculo social antes de começarem a sair, têm uma taxa de dispersãobaixa.

E é aí que a coisa complica. De acordo com o levantamento de Kleinberg e Backstrom,quanto menor a taxa, maior a chance de término. O algoritmo não reconhece relações amorosas com pouca dispersão e, nesses casos, a chance de fracasso é 50% superior em comparação com os namoros mais dispersos.

Isso significa que conhecer novos amigos através do cônjuge é mais saudável para a relação.

Por dois anos os autores fizeram levantamentos para chegar a essas conclusões, analisando 8,6 bilhões de conexões entre 1,3 milhão de pessoas com ao menos 20 anos de idade. Eles conseguiram acertar em 60% dos casos, com o algoritmo; sem ele, chutando, chegaram a 2%

 

 

 

Por Redação Olhar Digital - em 29/10/2013 às 17h54